RETUR e Unicesumar promovem encontro em Tupinambá

Publicidade

Ontem, dia 20/11, a RETUR (Rede de Turismo Regional) e a Unicesumar promoveram um evento em Tupinambá, distrito de Astorga. Aproximadamente 50 pessoas estiveram reunidas no salão da igreja católica do distrito para conhecer o Projeto da Estrada Vale do Pirapó, apresentado por Margareth Soares Galvão, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicesumar.

Na sequência, a turismóloga e consultora da RETUR, Patrícia Mattos de Barros Schiavoni, apresentou o papel da RETUR e reforçou como, através do turismo, a estrada poderá beneficiar a comunidade do distrito. A consultora destacou a importância do distrito criar uma identidade própria, com ênfase na ruralidade, na gastronomia e no artesanato, bem como a necessidade da participação e o envolvimento de todos os atores sociais.

Projeto da Estrada Vale do Pirapó

O projeto visa criar uma via turística na antiga PR 454, estrada que liga Maringá a Granada (Astorga). A via será constituída por áreas de mata, recanto de pássaros, pontos de venda de produtos da agroindústria regional, áreas de convivência, pista de caminhada, ciclovia, instituições religiosas e até um castelo em estilo medieval. O projeto está sendo desenvolvido pela RETUR, Unicesumar, Prefeitura Municipal de Maringá, DER e Paraná Projetos.