RETUR faz Convenção Anual e aposta em 2021

Publicidade

Seguindo a tradição de fechar o ano com novos olhares para o futuro, na manhã desta quarta-feira (09), foi realizado a Convenção RETUR 2020. Excepcionalmente este ano, com as restrições da pandemia, o evento não pode ser realizado no Ody Parque Resort Aquático, e, como opção foi utilizado a plataforma do SEBRAE, com as atividades on-line.

A programação contou com a participação especial do Prefeito Fran Boni, de Santa Cruz de Monte Castelo, reeleito com o maior percentual proporcional de votos, entre todos os prefeitos paranaenses eleitos nesta recente eleição.

Fran Boni relatou, com entusiasmo, como os recursos obtidos no Ministério do Turismo, através de 06 projetos, ajudaram na sua gestão, graças ao fato de seu município estar integrado ao Mapa Brasileiro do Turismo, tendo a RETUR, como Instância de Governança Regional. O prefeito explorou a estratégia das Águas Doces, como município da Rota Rio Paraná/Porto Rico, assim, alavancou também o potencial do rio Ivaí, investindo em melhorias do Porto Santa Esmeralda.

Como participação especial, o SEBRAE, através da Coordenadora Rosinei Pereira e o Consultor Perseu Bastos, apresentou os trabalhos de planejamento estratégico do Turismo, realizados com o Município de Maringá e com a RETUR / IGR Corredores das Águas. Na oportunidade reafirmaram a continuidade em 2021, da parceria com o Turismo Regional com foco no Empreendedorismo.

Como entidades empresariais do Setor de Eventos, a Convenção contou com a participação de Yara Linschoten e de Samantha Oyama dos Convention & Visitors Bureau de Maringá e de Umuarama, que mostraram como o setor se reinventou para retomada gradual e progressiva dos eventos, valorizando ainda mais a sustentabilidade com a segurança sanitária e bem-estar nas iniciativas empreendedoras.

Os interlocutores municipais, dos 36 municípios da Região Turística Corredores das Águas, foram representados com cases de boas práticas de Maringá, com o Diretor de Turismo, Luiz Fernando Neves e de Cianorte com a Chefe de Divisão de Turismo, Ângela Carvalho e do Presidente do CMTUR de Cianorte, Anderson Theodoro.

Como representantes do Departamento de Governança Regional, participaram os empresários Fábio Sant’ana da Pró Diver Mergulhos e Odcleiton Mello do Ody Park Resort Hotel, que abordaram formas de atuação em seus negócios, como alternativa de superação diante da pandemia, com olhares promissores nas tendências que a retomada do setor está mostrando pelo Turismo Regional.

As ações e atividades desenvolvidas em 2020 pela RETUR-IGR, foram apresentadas pela turismóloga Patricia Schiavoni, que embasam um conjunto de medidas para 2021, com foco no Empreendedorismo e com o maior engajamento dos parceiros no próximo Mapa Brasileiro do Turismo, a ser construído no primeiro semestre de 2021.

Fizeram suas manifestações Douglas Bácaro, que representa a região na Paraná Turismo e Prof. Jacó Gimennes – Fundador da RETUR, mostrando os dois, que a hora e a vez são do Turismo Regional!

A coordenação dos trabalhos coube a liderança da IGR, Wanda Pille, que destacou a filosofia da RETUR em atuar em Rede, sempre somando esforços e compartilhando resultados, pelo desenvolvimento dos três capitais, humano, ambiental e econômico do Noroeste do Paraná.

Na oportunidade Wanda Pille que é a Presidente da RETUR, anunciou 2021 como o Ano Temático do Turismo das Águas Doces e agradeceu aos 14 municípios que participaram da Convenção 2020 e bem como de todos que colaboraram para o sucesso de mais uma edição.