RETUR investe no Turismo de Vizinhanças

Publicidade

Com rico acervo de aprendizados e realizações, em mais de duas décadas, a RETUR está implementando uma nova metodologia focando a Nucleação Turística de Vizinhanças, no Sudoeste do Paraná.

Este trabalho polarizado em Dois Vizinhos, teve início no 2º semestre de 2019 com a manifestação de interesse por parte do Programa Dois Vizinhos 2030 coordenado pela AECDV – Associação Empresarial.
Empregando os fundamentos do projeto CIM-Conhecimento, Inteligência e Mercado criado pela RETUR em 2019 para os municípios de Verê, Capanema e Chopinzinho.

Assim, os trabalhos com conteúdo em CIM+Nucleação estão possibilitando a RETUR a organização de Campus pelo Turismo Regional, que seguramente vai gerar possibilidades de ser replicado para outras regiões do Paraná e do Brasil.

Vista aérea do Lago do Iguaçu em Boa Esperança do Iguaçu

Entre as atividades em curso neste semestre estão as Rodadas de Gestão (integração regional, estrutura municipal, serviços de receptivo e condução de turistas, voluntariado e preparação do inventário turístico) e os Seminários Temáticos (Rural, Águas Doces, Produção Associada e Gastronomia).

No último dia 22 foi realizado a edição de Turismo em Águas Doces – Corredor dos Lagos com a coordenação de Jacó Gimennes e a participação de três ilustres especialistas que puderam apresentar experiências exitosas em Pesca Esportiva com Renato Moreira / CAPEVI, em Escola de Mergulho com Fábio Sant’ Ana / Pró Diver e Gestão Náutica Ambiental com Marco Aurélio Gazzoni / Prefeitura de Capanema.

Segundo Wanda Pille – “esta parceria que tem o suporte da CRESOL, com o propósito de propagar boas práticas, visando contribuir na criação de um ambiente de intercâmbio, gerando novos aprendizados que serão importantíssimos para nossa região Corredores das Águas”.

Participam do projeto sete municípios a saber: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge do Oeste e Verê.