RETUR participa do Rally Fluvial de Fênix

Publicidade

Nos dias de 14 a 17 de novembro acontece a 6ª edição do Rally Fluvial, com saída de Fênix, no rio Corumbataí e descendo o rio Ivaí até sua foz no rio Paraná em Icaraíma e nesta edição a RETUR participa com o barco conduzido por Felipe DaciuK de Prudentópolis.

Este evento singular trata das quatro dimensões, a saber: História, Ecologia, Esporte e Turismo e foi idealizado pelo Cartorário Rubens Calixto, sendo a primeira edição realizada em 1997.
Os participantes seguem em barcos com paradas para pernoite em pontos estratégicos ao longo de mais de 300 km de navegação, onde é fundamental a acolhida dos ribeirinhos e o apoio das equipes que seguem por terra.

Felipe que hoje é Secretário de Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil de Prudentópolis, em 2017 recebeu como homenagem da RETUR, a Comenda de Bicho do Ivaí, pelo fato de ter liderado expedições que de trecho a trecho em sete anos, navegando todos os 685 km de extensão do rio Ivaí. Felipe também é Consultor Associado da RETUR-Rede de Turismo Regional.
A RETUR desenvolve o Projeto Corredor do Ivaí onde realiza fóruns periódicos, sendo o de 2017 sediado em Prudentópolis, onde nasce o rio Ivaí pela junção dos rios dos Patos e São João e em, 2018 em Querência do Norte, onde é a foz do rio Ivaí, compartilhada por Icaraíma.

Nesta caminhada a RETUR homenageou o Rally Fluvial utilizando a data histórica da primeira edição, para o Deputado Douglas Fabrício, que ao completar 10 anos do feito em 2007 propôs e aprovou na ALEP a Lei Estadual 15.622 para o Dia do Rio Ivaí, comemorado sempre em 21 de abril.