RETUR promove encontro com representantes municipais e empresários

Publicidade

A ação marca a Semana do Dia do Turismo Regional, celebrada de 01 a 06 de outubro

No dia 04 de outubro, a Rede de Turismo Regional (RETUR) promove, no Sebrae de Maringá, a Reunião Regional da região Corredores das Águas. A ação terá como objetivo reunir representantes municipais e empresário do noroeste do Paraná para esclarecimento e informações sobre o Mapa Nacional do Turismo, com base nos novos critérios estabelecidos para 2019.

O evento, idealizado por Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, marca as comemorações da Semana do Dia do Turismo Regional, celebrada de 01 a 06 de outubro. “O Paraná turístico, formado por 14 regiões turísticas e pelos 283 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, mostrará iniciativas pela turistificação do Paraná com atividades e ações para avançarmos como Produtores do Turismo’, explica Gimennes.

Entre os temas, que serão coordenados por Deise Bezerra, diretora técnica da Paraná Turismo, estão na pauta: Regionalização do Turismo – situação atual e perspectivas, importância das IGR’s – Instância de Governança Regional, Mapa do Turismo Brasileiro e como atender a cada um dos critérios para 2019 – OOT, Conselhos Municipais, Orçamento e Cadastur. Segundo Wanda Pille, presidente da entidade, o encontro visa fortalecer o sistema de regionalização do Turismo nos municípios e região Corredores das Águas.

“É um orgulho ter uma pessoa como o professor Jacó a frente do turismo no Paraná. Que fomenta ações práticas sobre o turismo regional. É por isso que escolhemos esses temas, para que os municípios possam acessar os recursos nos editais do Ministério. Para isso, eles precisam fazer adesão ao programa de regionalização do turismo, ou seja, de forma prática estar no Mapa Nacional do Turismo”, explica a presidente.

O Mapa Nacional do Turismo define a região e os municípios que a compõe. Para estar no Mapa o prefeito faz uma adesão formal ao Ministério do Turismo e se compromete com os seguintes critérios: ter um órgão oficial do turismo, Secretaria ou um departamento ou divisão; nomear um representante que trabalhe pela pasta; prever orçamento na Lei de Diretrizes Orçamentárias; ter vínculo formal com a IGR – Corredores das Águas; ter um Conselho Municipal de Turismo atuante e ter empreendimentos cadastrados no Cadastur.

 

A RETUR é reconhecida pelo Ministério da justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse público.

 

Serviço

Reunião Regional da região Corredores das Águas

Local: Sebrae Maringá – Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116 – Zona 7

Data: 04 de outubro

Horário: das 9h às 12h30