Santa Cruz do Monte Castelo

Foto: igreja e praça

Em Santa Cruz do Monte Castelo está na região do rio Paraná, no extremo noroeste e tem como atrativo o rio Ivaí, um paraíso natural com uma infinidade de possibilidades para a prática da pesca esportiva e lazer. O Porto Santa Esmeralda, na Marina do distrito de Santa Esmeralda, é um espaço público de lazer e turismo, equipado com marina, poço artesiano, quiosques, churrasqueiras, cozinha e lanchonete.

Na Praça dos Expedicionários, centro urbano, exatamente no local do marco zero do município, em Santa Cruz do Monte Castelo, está uma das mais bonitas igrejas do Paraná, Paróquia Santa Cruz, construída em linhas arrojadas em 1960. No marco zero do município, da porta do templo saem os vértices que constroem, no mapa urbano, o desenho da Santa Cruz. Construída em 1960, o templo, com a praça ao redor, é o cartão-posta

l da cidade – e sem dúvida um dos mais belos cartões-postais de cidades paranaenses e brasileiras.A cidade promove anualmente duas grandes festas, que são a da Amizade, por ocasião do aniversário de emancipação do município em Novembro e a Expo Monte Castelo em Janeiro, com rodeios, shows musicais, exposição de produtos.

A cidade oferece muitos atrativos. Na reserva ambiental Macaquinhos, um bom programa, especialmente para as crianças, é acompanhar a distribuição de frutas às dezenas de macacos que vivem ali.

Abadia Cirterense de Nossa Senhora de  Santa Cruz

Primeira fundação cisterciense no Brasil feita a partir de um mosteiro brasileiro, (Abadia de Itararé), o Mosteiro de Nossa Senhora de Santa Cruz de Monte Castelo, vulgo mosteiro de Monte Castelo, foi incorporado à Ordem através de sua incorporação na Congregação Brasileira, a qual aconteceu  em 5 de setembro de 1989 .

Na Abadia são confeccionados paramentos e outros artefatos bordados a maquina computadorizada que são realizados dentro de um desejo de uma autêntica comunhão fraterna, com a divisão dos trabalhos e responsabilidades, num clima de simplicidade, silêncio e oração que favorece a tarefa fundamental do monge, que é a busca de Deus. O fruto de todo trabalho artístico e artesanal desenvolvido pelas monjas são colocados à venda numa loja que se encontra no mosteiro.

Funciona como Hospedaria – Acolher um peregrino é acolher o próprio Cristo. Essa realidade é um ato de fé e precisa ser contemplada à luz da visão sacramental. Conforme a tradição da hospitalidade, tão cara ao monaquismo beneditino, nossa Abadia está aberta a receber todos aqueles que desejem compartilhar conosco do clima de silêncio e recolhimento e assim permitir a solidão necessária a uma oração pessoal e intensa.

No Mosteiro existem dois tanques com criação de peixes para o consumo próprio, com venda em algumas determinadas épocas do ano.

As Monjas assumiram a faina agrícola como uma característica de sua maneira de viver e a criação de Gado Leiteiro é um dos setores da economia que, através da agropecuária é obtido produtos essenciais para o cotidiano da vida na Abadia, como carnes, legumes e outras substâncias de origem animal e vegetal.

Contatos podem ser feitos pelo fone 44) 3452-2747.

 

 

Datas comemorativas

  • Padroeira Santa Cruz03 de maio
  • Aniversário do Município30 de novembro

Eventos

  • Expo Monte Castelo - Rodeiojaneiro
  • Festa de São Cristóvão julho
  • Cavalgadasetembro
  • Festa da Leitoa a Pururuca outubro
  • Festa da Amizade dezembro