Revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade começam a ser discutidos

Publicidade

A Prefeitura do Município de Mandaguari e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) reuniram representantes do mais diversos segmentos da sociedade local, com o objetivo de realizar a apresentação inicial da Revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

O primeiro encontro de uma série que serão realizados aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu a equipe Técnica Municipal, que é composta de 20 integrantes de todas as secretarias, que tem a missão de coordenar os trabalhos ao lado da equipe da FUNPAR.

O Plano de Mobilidade é uma exigência do Ministério das Cidades e neste estudo, é necessário apontar soluções para a mobilidade urbana da cidade, integrando todos os diferentes modais existentes. Os princípios estabelecidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana envolvem a necessidade de oferecer acessibilidade universal (qualquer cidadão poderá usufruir dos meios de transporte), o desenvolvimento sustentável das cidades, a eficiência e a efetividade na prestação dos serviços de transporte público, a gestão democrática e o controle social da política, a segurança no deslocamento das pessoas e a equidade no uso das vias.

Dentro desses princípios, os municípios deverão integrar o Plano de Mobilidade Urbana com a política de desenvolvimento urbano local, que envolve habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo.

Já a revisão do Plano Diretor é necessária, pois ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento municipal que visa à sustentabilidade do município, atendendo às aspirações da comunidade e orientando as ações do Poder Público e da iniciativa privada, em que define objetivos estratégicos, metas e prioridades para a execução da política do desenvolvimento municipal, por um período de 10 anos.