Salão Paranaense do Turismo e a visibilidade ao noroeste do Estado

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A capital paranaense sediou nos dias 26, 27 e 28 de abril um dos mais importantes eventos de Turismo da região Sul: o 24º Salão Paranaense de Turismo. Organizado e promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento teve foco nos profissionais do Turismo, que buscam mais subsídios para melhorar seu desempenho de negócios.

Quem andou pelos corredores do 24º Salão pode acompanhar diversas ações, entre elas: Feira de Negócios, Capacitação Técnica, 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, Fórum Nacional de Turismo Rodoviário e a cerimônia de entrega do Selo de Qualidade do Turismo.

14ª Mostra

Durante a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, a Paraná Turismo foi responsável por 14 estandes, além, é claro, do espaço temático do Turismo Religioso – em celebração ao foco especial em 2018 –, do artesanato rural da Emater e do espaço dos Guias de Turismo. A meta era evidenciar a diversidade da região, objetivo concluído com êxito e com todo mérito aos organizadores.

Noroeste do Paraná

Representando o Noroeste do Estado na 14ª Mostra, a Rede de Turismo Regional (RETUR) esteve entre as 14 entidades presentes na ação. Para a presidente da entidade, Wanda Pille, a participação na Mostra oferece visibilidade como coordenadora no processo de regionalização. Wanda conta que para se chegar aos resultados nos municípios é feito um levantamento dos atrativos, sejam naturais, históricos, culturais e de eventos. “Assim, é possível que os municípios programem ações de fortalecimento. Mas, para isso, são realizadas oficinas estaduais, regionais e inclusive visitas que demandam um atendimento mais específico”.

Para fomentar o trabalho na região noroeste, a RETUR, quanto Instância de Governança Regional (IGR), conta com o apoio da Paraná Turismo. A Paraná Turismo é o Órgão Estadual responsável por trabalhar as Leis Federais do Ministério do Turismo, “sem as quais não teríamos como estar orientando os municípios e integrando as ações para o fortalecimento do Turismo. A RETUR aplica as ações na região integrando as ações do estado, em busca de um só resultado: fortalecer os atrativos dos municípios e em consequência aumentar a oferta de produtos turísticos para o Paraná”, explica a presidente.

Sobre a importância do Salão Paranaense do Turismo, Wanda diz “é o encerramento de um ciclo, para voltarmos abastecidos de ânimo para a etapa seguinte. Os maiores beneficiários são os municípios que ganham visibilidade e, principalmente, as pessoas que os representaram pelas oportunidades, troca de experiências e cases de sucesso. Conteúdo profissional para aplicar em sua localidade. Nada melhor do que aprender com quem está fazendo e tendo resultados”. Mas ela reitera “Lamentamos serem poucos municípios que entendam a necessidade em enviar seu representante para adquirir conhecimento. Muitas vezes é visto como despesa”.

A representante, também, afirma que a RETUR estará presente nas próximas edições, enquanto a entidade estiver a frente do processo de regionalização. “Temos a satisfação de dizer que participamos de todas as Mostras, assim como em todos os outros eventos onde a Paraná Turismo oferece espaço para as regiões”.

Selo de Qualidade

A chancela Selo de Qualidade no Turismo do Paraná incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investirem em gestão e qualidade. Entre os critérios avaliados estão excelência em gestão, processos essenciais de cada setor e qualidade no atendimento ao cliente.

Ao todo, 230 empresas paranaenses que atuam em atividades turísticas participaram do programa de desenvolvimento de qualidade promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio/PR em 2017/2018. Dessas, 138 alcançaram bons índices e conquistaram o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Empresas de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama representaram a região noroeste.

O reconhecimento acontece em parceria com a Associação Brasileira de Industria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (ABRASEL-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions e Paraná Turismo.