Santo Inácio celebra hoje dia do Padroeiro da cidade

Publicidade

O município de Santo Inácio carrega no nome – e no coração – a história da Redução Jesuítica de Santo Inácio Mini. Como as demais reduções e cidades castelhanas, ficaram apenas alguns vestígios e ruínas, que revelam um passado longínquo e grandioso.

A região também é berço do Sítio Arqueológico da Redução Jesuíticas de Santo Inácio Mini, que fica distante 10 Km do município. Uma cruz em estilo luso, que representa o início do sítio arqueológico, marca o local onde foi celebrada uma missa em comemoração aos 500 anos de Brasil. O local, tombado pelo estado, tem importância nacional. Além do Sítio, peças e documentos históricos estão expostos no Museu Histórico de Santo Inácio

Padroeiro

Dia 31 de julho é dia do Padroeiro de Santo Inácio: Santo Inácio de Loyola. Inácio de Loyola nasceu em 1491, na cidade de Azpeitia, e morreu em 31 de julho de 1565. Em uma batalha, foi lesionado e enquanto se curava em casa, decidiu ler livros religiosos e passou a ver a vida com Jesus Cristo como o caminho a ser seguido.

Peregrinou até Jerusalém, viveu como um eremita e como mendigo, e escreveu o livro chamado “Exercícios Espirituais”, seu maior legado. Em Paris, fundou, junto a seis amigos, a Companhia de Jesus. Ação aprovada pelo Papa, dando início à história dos jesuítas.