O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau lançou um Manual de Conduta Segura para Eventos na prevenção da Covid-19. O material foi desenvolvido por iniciativa do Convention em parceria com Sebrae/PR e Diretoria Municipal de Turismo. O objetivo é preparar o setor de eventos para a retomada, orientando sobre normas de condutas que possam surgir durante e pós-pandemia.

documento foi entregue ao prefeito Ulisses Maia no fim de junho e agora está disponível para download no site do Convention. Segundo a presidente do Convention, Maria Iraclézia de Araújo, é importante ressaltar que o material é paliativo ao momento. “A revisão do manual deve ser feita constantemente, tendo em vista as mudanças diárias desse período. É um material para embasamento, pensando na retomada inicial do setor”, explicou.

De acordo com o segundo vice-presidente do Convention, João Vitor Mazzer, o objetivo do protocolo é “orientar os empresários do setor quanto às medidas de contenção da doença que podem ser exigidas para retomada dos eventos, bem como basear o poder público na elaboração de um decreto envolvendo o segmento”.

Entre as orientações do manual estão: o que é a doença, as formas de contágio e sintomas; protocolos e regras gerais para eventos; higienização das mãos e de ambientes; gestão com relação à alimentação; entre outros.

O manual foi desenvolvido com base em protocolos nacionais como da Go Live Brasil, ABRAPE, UBRAFE e ABEOC.

De acordo com o membro do Conselho Superior do Convention, Sérgio Takao Sato, o protocolo da Go Live foi fundamental para dar embasamento ao desenvolvimento do manual. “Foi um material desenvolvido em parceria com grandes nomes do setor de eventos no cenário nacional, pessoas que organizam e promovem eventos e sabem das necessidades do setor. Pegamos como referência esses protocolos nacionais e adequamos a realidade local  para o nosso manual”, afirmou Takao, que participou como consultor na produção do protocolo da Go Live.

Comitê reúne gigantes do setor de eventos

Com o avanço da pandemia e o impacto no setor de eventos, o Convention criou um comitê gestor focado no setor, com o intuito de debater e se antecipar a retomada em Maringá. O manual é fruto desse comitê, integrado por diretores do Convention ligados a empresas do setor de eventos, que se empenharam em analisar normas estabelecidas no âmbito nacional e aplicar ao cenário local.

O comitê é formado por:

  • Ademir Morais – Sociedade Rural de Maringá
  • Bruno Silveira – Lebloc Centro de Eventos
  • Danielle Cenerini – Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Amici & Co
  • Jany Lima – Grupo Maringá de Comunicação; Associação Brasileira de Promotores de Eventos
  • João Vitor Mazzer – Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Euphoria Eventos
  • Maria Iraclézia de Araújo – Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Sociedade Rural de Maringá
  • Michael Tamura – Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Agência VQV Eventos
  • Nilson Violato – Expoara Centro de Eventos
  • Sandro Alme