Tupinambá organiza 1ª Encontro de Ciclistas

Publicidade

Durante reunião na manhã de hoje (09) na Unicesumar, representantes do distrito de Tupinambá (8km de Astorga) se encontraram com a diretoria da Rede de Turismo Regional (RETUR) e com a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unicesumar, Margareth Soares Galvão, para discutirem estratégias para o desenvolvimento local e alinharem os detalhes para a realização do 1º Encontro de Ciclistas em Tupinambá.

O Encontro será realizado no dia 16/12 (domingo) a partir das 9h. O objetivo é que o distrito seja o ponto de encontro dos ciclistas, que desfrutarão no local de café da manhã e almoço, por R$ 10 e R$ 20, respectivamente. O valor arrecadado será utilizado em prol da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Tupinambá. A ação também contará com apresentação de produtos locais.

Para Paulo Afonso Furchini, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Tupinambá, o distrito era palco de grandes eventos, mas nos últimos anos houve uma estagnação por parte da comunidade. “Queremos tornar o distrito um receptáculo do turismo, por isso vamos organizar essa primeira ação que é voltada a todos os ciclistas da região, mas que também contará com a participação da comunidade”. Furchini salienta que é preciso a colaboração da comunidade para elevar a qualidade de Tupinambá e “que essa participação vai criar sinergia e espirito de renovação”.

Mudanças

“Como Tupinambá está em busca de mudanças, propomos que os representantes criem um calendário anual de eventos. Podemos incluir cavalgadas, caminhadas e promover o artesanato e a gastronomia local. Assim será possível gerar renda e dar o devido valor aos atrativos dessa região”, afirma Wanda Pille, presidente da RETUR.

A presidente explica que todo trabalho realizado em Tupinambá tem como objetivo gerar uma mudança de consciência da comunidade sobre a cidade e o turismo.

Palestra

No dia 20/11 (terça-feira) os representantes se reunirão em Tupinambá para uma palestra sobre empreendedorismo regional. A ação promovida pela Unicesumar conta com o apoio da RETUR. “Vamos dar todo o suporte que o distrito precisa para se desenvolver, temos alunos para isso. Nossa intenção é usar desse profissionalismo para gerar novas ideias e guiar Tupinambá por novos caminhos”, afirma Margareth Soares Galvão.

Inscrições

As inscrições para o 1º Encontro de Ciclistas em Tupinambá são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail paulofurchini@gmail.com