O avanço do turismo na região noroeste é tema principal desta quinta-feira

Publicidade

Nesta quinta-feira (27), a Rede de Turismo Regional esteve presente em duas ações sobre a retomada do turismo na região noroeste do Paraná. A primeira pauta do dia foi voltada para o Planejamento Estratégico do Turismo de Maringá, apresentado pelo SEBRAE. A ação foi organizada pela Prefeitura de Maringá, com apoio da Governança Estratégica do Turismo de Maringá.

A Governança de Turismo de Maringá – formada pelo público e entidades ligadas ao setor (Convention Bureau de Maringá, RETUR, CODEM, ABRASEL, SEIDE, Diretoria de Turismo, CMTur, SEBRAE) -, está trabalhando no desenvolvimento de ações que potencializem o turismo na cidade, em especifico para três áreas: Tecnologia da Informação, Saúde e Agronegócio. No entanto, os demais pilares da economia também integram o planejamento.

Participaram da reunião lideranças de entidades do setor de Maringá e do Paraná. Estiveram presentes na ação Diretoria de Turismo, Conselho Municipal de Turismo (CMTur), Paraná Turismo, ABAV PR, IPPLAM, CODEM, IDR Paraná, UEM e empresas do trade turístico.

A segunda pauta do dia foi direcionada para a retomada econômica, por meio do turismo, da região noroeste do Paraná. Representantes de diversos municípios da região se reuniram, em um encontro virtual, para discutirem as problemáticas e potencialidades da região. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Umuarama, Umuarama Convention & Visitors Bureau e Paraná Turismo.

Wanda Pille, presidente da RETUR, e Patrícia Schiavoni, turismóloga e consultora da RETUR, representaram a região Corredores das Águas. CORIPA, ICMBIO, Green Farm CO2FREE, SEBRAE, COMTUR’S, Convention Bureau de Maringá e ACIU também tiveram seus representantes participando da ação. Empresários do trade turístico também contribuíram nas tratativas apresentadas no encontro.

Para Wanda Pille, o momento pede união e ação. “Estamos discutindo sobre o atual cenário há alguns meses. A cada momento percebo o empenho das instituições e empresários em avançar, com muito entusiasmo, mas com cautela, reforçando os cuidados com a pandemia. Estamos nos unindo a estes momentos para dar corpo, fortalecer o turismo. Se todos avançarmos juntos, o turismo no noroeste do Paraná vai atingir facilmente o objetivo de ser o melhor do Brasil”.