Umuarama institui Fundo Municipal de Turismo de Umuarama

Publicidade

O FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo de Umuarama – foi criado com o objetivo de possibilitar a aquisição, gestão e destinação de recursos para serem aplicados nas ações de Turismo no município, sob a lei nº 4.310 de 27 de setembro de 2018.

De acordo com Douglas Antônio Bácaro, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, o FUMTUR representa possibilidades financeiras de concretizar projetos que favoreçam as vocações turísticas de Umuarama, nas áreas de Eventos e Negócios, Turismo Científico e de Saúde, “concedendo maior visibilidade e desenvolvimento para o município, com foco na atração de investimentos e público interessado em conhecer a cidade e a região”, explica. “Com esse novo passo a favor do Turismo, Umuarama terá mais mobilidade e autonomia para gerir os recursos”, acrescenta Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional.

Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Indústria, Comércio visa destinar recursos, por meio do FUMTUR, para estruturas físicas e edificações turísticas, organização do trade, sinalização turística, publicidade dos potenciais turísticos, revitalização de monumentos históricos, campanhas e mobilizações, contratação de cursos, capacitações, treinamentos, promoção de eventos, entre outros.

Além disso, a criação do FUMTUR atende um dos critérios do Ministério do Turismo para a participação de Umuarama no Mapa do Turismo Brasileiro, “possibilitando a participação do município com projetos em editais e emendas parlamentares a serem apresentados ao MTUR”, comenta Anderson de Freitas, Chefe de Divisão de Turismo de Umuarama.

Mudanças

 Com a criação do fundo, para os próximos anos, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo afirma que sua equipe trabalhará com maior intensidade na qualificação dos colaboradores dos estabelecimentos que atendem os turistas. “Apesar da Prefeitura já desenvolver cursos de capacitação, almejamos promover ainda mais a organização e realização de eventos e focar na formatação dos potenciais turísticos em produtos e serviços, preparando a cidade como um todo (urbano e rural) para receber os visitantes”, afirma Bácaro.

O Fundo Municipal de Turismo é uma iniciativa da Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau e parceiros institucionais.