Você conhece o NUPÉLIA?

Publicidade

NUPÉLIA significa Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura e vem, desde 1983, desenvolvendo vários projetos de pesquisa em convênio com empresas do setor elétrico em reservatórios de vários estados do Brasil e ambientes naturais, como a planície de inundação do alto rio Paraná, na região de Porto Rico (PR).

O Nupélia vem congregando pesquisadores de diferentes áreas das ciências de ambientes aquáticos continentais, e conta hoje com vários laboratórios de diversas especialidades. Além disso, o Núcleo tem uma biblioteca setorial cujo acervo é completamente direcionado para a ecologia de água doce. Um grande acervo biológico, composto por peixes e ictioplâncton de água doce, assim como um herbário representado por plantas da vegetação ripária, também representa uma relevante contribuição do Nupélia para as gerações futuras.

Os rios são nossa maior fonte de desenvolvimento regional e graças ao trabalho do Nupélia é possível mapear o ecossistema do Paraná e trabalhar para preservá-lo.