Você sabe quem são os Muladeiros?

Publicidade

O nome, um pouco exótico, é bem conhecido na região. Principalmente por se tratar de algo muito comum em alguns municípios paranaenses. Os Muladeiros são pessoas que criam e que curtem andar ou cavalgar montados em muares, homens e mulheres que preservam a tradição das montarias em cada canto do Brasil.

A história dos Muladeiros, no Brasil, começou ainda no século passado, com o Tratado de Tordesilhas. Momento em que os espanhóis usavam os Muares para o transporte de mercadorias, para abrir estradas, formar colônias. “Hoje, grandes cidades, como Sorocaba (SP), Avaré (SP), Castro, Ponta Grossa, Guarapuava, Palmas, do Estado do Paraná, além do Estado de Minas Gerais, que hoje é o berço da raça Pêga, possuem muares de qualidade e docilidade. Outros estados têm se destacado nessa essência equestre também”, explica Jorge Oliveira da Silva, vice-presidente da Federação do Tropeirismo no Estado do Paraná e Presidente da ADETURS EcoAventuras Histórias e Sabores – região de Campo Mourão (PR).

Encontro de Muladeiros

E quem está na agenda dos Muladeiros no Estado do Paraná é o município de Campo Mourão, que está programando o 3º Encontro de Muladeiros, previsto para o final deste mês. A ação tem como objetivo regionalizar a atividade, em formato de turnê Muares.

De acordo com Jorge, o encontro tem reconhecimento do público, principalmente fora do estado. “É um encontro exclusivo com muares e seus reprodutores, não sendo admitindo a participação de outra espécie de animal. Os encontros, aqui no Estado do Paraná, ainda engatinham, ou seja, a adesão tem aumentado”.

No início

Jorge lembra que o primeiro encontro de Muladeiros ocorreu debaixo de um temporal e, por isso, poucas pessoas participaram. Já o segundo e o terceiro reuniram, aproximadamente, 200 animais da espécie muar e um público em torno de 5.000 pessoas.

“A primeira edição aconteceu graças ao convite de amigos, que são organizadores do maior encontro de Muladeiros, que acontece em Iporá (GO). Com o incentivo dos amigos goianos e mineiros, e alguns criatórios do Paraná, organizei os encontros em Campo Mourão”, afirma Jorge.

Para o 3º Encontro, além do grande desfile de muares e asininos, haverá exposições de artesanato e agricultura familiar. Os organizadores estimam a participação de 15 mil pessoas, durante os três dias de evento, que terá como ponto de partida o Parque de Exposições de Campo Mourão (PR).

Mais informações pelo telefone (44) 99881-4049 ou pelo e-mail muladeirosdoparaná@gmail.com.